A tecnologia invadiu nossas vidas, nossos lares, locais de trabalho; em todo lugar conviemos com a tecnologia. Mas, o que vem a ser tecnologia?
Ao falar em tecnologia, as pessoas pensam em robôs dominando os homens, em filmes de ficção científica, onde há uma certa guerra entre o ser humano e as máquinas. No entanto, tecnologia não é isso, ela está presente no nosso dia a dia das mais diversas formas.
De acordo com Kenski (2003, pg 19), "Muitos dos equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano não são notados como tecnologias. Alguns invadem nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Óculos, dentaduras, comidas e bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de medicamentos são produtos resultantes de sofisticadastecnologias. Como podemos deduzir, dificilmente nossa maneira atual de viver seria possível sem as tecnologias. Elas integram o nosso cotidiano e já não sabemos viver sem fazer uso delas..."
Cercados então por essas tecnologias e pelas mudanças que elas trazem, necessário se faz pensar numa escola que capacite indivíduos para este avanço. Sampaio diz que torna-se necessário preparar o professor para utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos que deverão produzir e interpretar as novas linguagens do mundo atual e futuro.